top of page
Buscar
  • Foto do escritorGet Wellness

Por que praticar Yoga?

Encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional é uma das necessidades mais proeminentes da vida moderna. E para quem está buscando esse caminho de maneira integrada, o Yoga pode ser a melhor alternativa.

Mais do que uma atividade física, a prática é um mergulho na consciência individual e faz uso de técnicas que combinam meditação, exercícios de respiração e relaxamento, além dos desafios posturais.


Originada na Índia há pelo menos cinco mil anos, o Yoga propõe aos praticantes o autoconhecimento e o domínio dos sentidos de maneira gradual e sistêmica.


Se você gostou da ideia, conheça alguns outros motivos para uma imersão na jornada proposta pelo Yoga.


Flexibilidade

O Yoga parte do princípio de que a única parte do corpo que deve ser flexível é a mente. Isso significa que a prática não requer flexibilidade logo no começo, já que esse ganho vai sendo incorporado ao longo do tempo.


Importante destacar que cada corpo tem um biotipo e responde de maneira individualizada aos estímulos recebidos durante os exercícios. Mas quando a mente é trabalhada para se tornar mais flexível, o corpo acompanha essa mudança.


Inclusão

O Yoga pode ser praticado por pessoas de qualquer sexo ou idade. Para crianças, por exemplo, a atividade aumenta a concentração e a percepção motora. Já a terceira idade pode se beneficiar em aspectos como fortalecimento muscular, alívio das dores, melhora do equilíbrio e da atenção.


Também os deficientes físicos podem experenciar as práticas meditativas e respiratórias do Yoga e, dependendo do grau da limitação, realizar algumas das posturas e movimentos propostos.


Controle da ansiedade

Em tempos de grande ansiedade como o que temos vivido atualmente, a prática do Yoga cai como uma luva para quem está disposto a trilhar o caminho do bem-estar físico e emocional.


As técnicas para respiração e o corpo, incluindo a meditação, são perfeitas para trazer maior conexão consigo mesmo e com o universo. Além disso, a prática melhora a qualidade do sono, da disposição e as condições gerais de saúde, além de fortalecer a mente para lidar com impactos das tribulações do dia a dia.



Cuidados

Apesar de não existir impedimento, é importante estar atento às condições físicas antes de imergir no mundo do Yoga. Situações de pós cirurgia, lesões ou problemas de saúde mais severos precisam ser vistos com cautela. Nesse caso, o ideal é procurar orientação médica.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page