Em tempos de pandemia, uma das atividades que vem ganhando
vários adeptos é a corrida. E não é pra
menos. Além de ser uma prática individual perfeita para esse momento, correr é uma das melhores alternativas para se manter saudável.
Além do mais, a prática da corrida não requer grandes habilidades ou alto investimento com material. Também não exige local específico e pode ser praticado por todas as faixas etárias, desde que respeitadas as condições físicas, é claro. Para quem quer arriscar as primeiras passadas, aí vão dicas preciosas:
Comece devagar
Comece com pequenas caminhadas e aos poucos vá intercalando corridinhas leves. Perceba como você se sente durante e após cada treino. O mesmo vale para a distância e o tempo, que devem ser aumentados gradativamente. Lembre-se: o objetivo não é ficar esgotado.
Crie um programa de treino
Estabeleça uma rotina de treinos com percurso, tempo e ritmo. Uma semana é tempo suficiente para avançar de uma etapa para outra, mas respeite seu corpo. Um preparador físico pode ajudar nessa tarefa.
Hora certa
Estabelecer uma rotina é regra de ouro para quem quer começar a correr. Importante: escolha horários em que o sol não esteja muito forte: comecinho da manhã e final da tarde são sempre ótimas opções.
Movimento correto
Para reduzir as chances de lesões nos joelhos e tendões pelo impacto dos pés no solo, preste atenção nas passadas. A posição mais adequada ao correr é manter-se levemente inclinado com os pés alinhados ao centro do corpo a cada pisada, flexionando o joelho na hora de levar o pé ao chão.
Escolha um bom tênis
Pode até parecer que não, mas o tênis adequado é essencial. Ele tem que oferecer, além de conforto e estabilidade, um amortecimento adequado para reduzir o impacto das passadas. Vale a pena ter mais que um par e intercalar o uso entre os treinos.
Roupa certa
Escolha roupas que favoreçam os movimentos e a transpiração: shorts, blusas com tecidos flexíveis, leves, confortáveis e adequados para facilitar a respiração da pele são a melhor alternativa.
Fique atento
Como qualquer atividade física de alto impacto, a corrida tem suas vantagens e desvantagens. Veja algumas delas:
Vantagens
Auxilia no tratamento de distúrbios como ansiedade e insônia;
Contribui para o emagrecimento;
Fortalece o sistema imunológico e os músculos;
Melhora a disposição e o sistema cardiorrespiratório.
Desvantagens
Atividade individual;
Contribui para o envelhecimento precoce;
Risco de quedas e torções;
Risco de lesões nas articulações.
Lembre-se
O melhor mesmo na hora de ingressar nesse mundo, é certificar-se de que suas condições físicas permitem a prática da corrida. Um cardiologista pode fazer essa avaliação. Também é bom contar com o apoio de um preparador físico para os treinos. Ele pode indicar um programa adequado ao seu perfil e avaliar as respostas do seu corpo para que a corrida seja de fato uma aliada da sua qualidade de vida.
Comments