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Light, diet, zero: você sabe a diferença ?


A adoção de uma dieta saudável no dia a dia está conquistando um número cada vez maior de pessoas. Que o diga a indústria de alimentos que vem ampliando o leque de opções a cada dia. São orgânicos, integrais, naturais, com menos sódio, sem açúcar, com mais fibras, e por aí vai. Mas o que realmente importa na hora de escolher os alimentos é conhecer suas propriedades e saber o quanto elas podem fazer diferença para a sua saúde.


Quer um exemplo? Todo mundo sabe que as castanhas fazem super bem para a saúde por serem fontes de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que protegem o coração, né? O que muita gente não faz ideia é que quando consumidas além do limite recomendado, elas podem causar intoxicação e trazer de volta aqueles quilinhos extras que a gente tanto quer eliminar.


Outra confusão que também pode se tornar armadilha é a diferença entre alimentos light, diet e zero. Definitivamente, eles não são a mesma coisa: cada um tem uma função e é indicado para um determinado tipo de dieta. Quer ver?


Light

Normalmente os produtos classificados como light têm redução de até 25% de algum componente. Pode ser açúcar, sódio, farinha ou qualquer outro que diminua o número de calorias da receita final. Vale lembrar que essa redução nem sempre é de gorduras ou de carboidratos, como se imagina.



Diet

Indicado predominantemente para os diabéticos, esses produtos são formulados com redução daqueles nutrientes que comprometem a condição de saúde desse grupo, como açúcar, gordura ou proteína. Mas atenção: para que o alimento mantenha o sabor mais próximo do original, a indústria normalmente adiciona outros componentes como adoçantes, edulcorantes ou alguns tipos de lipídeos.


Zero

O alimento zero é aquele em que há a exclusão total de algum elemento - sódio, açúcar e gordura são alguns dos exemplos. A questão aqui é que, assim como no caso dos produtos diet, para dar mais sabor ao produto final o fabricante adiciona outros ingredientes que nem sempre são os mais naturais.


Importante

Aqui vão algumas dicas preciosas na hora de escolher o alimento certo.


Leia o rótulo

  • Veja qual componente foi reduzido ou retirado e observe o que foi acrescentado em relação à receita original.

  • Se o desejo for emagrecer, verifique se o número de calorias do produto light, diet ou zero é realmente menor do que o do produto original

Consulte um profissional

Para uma dieta realmente adequada às suas necessidades, procure um nutricionista ou um nutrólogo. A Get Wellness tem parceria com uma série de profissionais que podem ajudar no desafio de se alimentar bem e ter uma vida saudável em todos os aspectos.


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