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Atividade física na gravidez


Nem precisa dizer que a atividade física regular é importante em todas as fases da vida, né? E que durante a gravidez essa é uma recomendação mais do que válida? Mais do que isso, a gestação é uma excelente oportunidade para as futuras mamães adotarem um estilo de vida saudável de uma vez por todas.


Praticar exercícios durante a gravidez ajuda a manter a disposição física, equilibrar o peso, fortalecer a musculatura e o sistema cardiovascular. “Por conta das alterações anatômicas e fisiológicas da gestante, a rotina de exercícios requer algumas adaptações na maioria das vezes. O ideal é um treino totalmente direcionado para as condições físicas da mulher”, observa Sidney Neres, diretor da Get Wellness.


As atividades aeróbias, de condicionamento e força devem ser praticados antes, durante e depois da gravidez, mas para que os resultados sejam efetivos é preciso respeitar os limites do corpo. “Sintomas como tontura, náuseas, enjoo, falta de ar, palpitações e dor abdominal são sinais de que a prática deve ser interrompida” alerta Neres.

Além disso, é indispensável contar com a avaliação médica. Para garantir que mamãe e bebê usufruam da prática adequada, os obstetras normalmente realizam um check up completo antes de autorizarem a atividade física, mesmo para as mulheres já habituadas a prática de exercícios.


A lista de opções para as gestantes é grande e vai da Musculação à Zumba, passando por Pilates e até pela Bike. Tudo pode desde que faça bem para o corpo e para a mente da mamãe e do bebê. Selecionamos aqui algumas atividades que podem ajudar as futuras mamães a trilharem o caminho da saúde.


Bicicleta

Ideal para adquirir resistência física, a bicicleta ergométrica é a mais indicada no período da gestação. Os movimentos são excelentes para o fortalecimento da musculatura inferior, além de ativar o sistema cardiovascular. Para as que amam pedalar, também não há impedimento, desde que as condições físicas e de saúde permitam.


Corrida e caminhada

Caminhadas leves são excelentes para o sistema cardiorrespiratório e fortalecimento dos músculos inferiores. Ao ar livre ou na esteira, a intensidade e o tempo recomendado podem variar de acordo com o condicionamento da futura mamãe. As Corridas de intensidade moderada também são autorizadas para as mamães que estão habituadas à prática. A dica de ouro aqui é fazer exercícios de alongamento antes e depois do percurso.


Hidroginástica

Normalmente recomendados a partir dos três meses de gestação, os exercícios de Hidroginástica melhoram a circulação, auxiliam no fortalecimento muscular e no equilíbrio. Além do relaxamento físico e mental, as atividades aquáticas contribuem para um sono mais tranquilo e reduzem os sintomas de ansiedade e estresse.


Natação​

Indicado principalmente para as gestantes que já praticam a modalidade, a Natação fortalece o sistema cardiorrespiratório, melhora a circulação e fortalece os músculos de maneira suave, já que o meio aquático não oferece grande impacto durante a realização dos movimentos.


Yoga

Ideal para trazer a integração entre corpo, mente e respiração, essa prática milenar cai como uma luva durante o período da gestação. Os exercícios que alongam a musculatura, trabalham o equilíbrio e melhoram a flexibilidade, trazem serenidade e equilíbrio interior como ganho extra.


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