top of page
Buscar
  • Get Wellness

Brincadeira é coisa séria


Elas tem energia de sobra e nunca se cansam.

Vivem em movimento. Aliás, precisam dele.

São inquietas, curiosas, travessas e costumam deixar os pais de cabelo em pé.

Mas são elas, as crianças, que tornam a vida muuuuuuuuuuuuuito mais divertida.

Sim, as crianças têm muita energia. Então, nada mais apropriado do que canalizar essa potencial para o esporte, correto? Corretíssimo. Na verdade esse é o caminho que os pais tem encontrado para que o ritmo de vida moderna não roube o tão precioso “momento do brincar” das crianças. “A rotina intensa de quem vive nos grandes centros está transferindo para os esportes as habilidades antes adquiridas nas brincadeiras”, afirma Sidney Neres, diretor da Get Wellness. “Por isso é que as atividades físicas voltadas para a infância não podem perder o aspecto lúdico e a descontração”, completa.

Ele destaca, ainda que, as brincadeiras lúdicas devem ser estimuladas desde os primeiros meses de vida. Quem é que não lembra do antigo “Serra, serra, serrador”? Ou do famoso “Cadê a Mamãe? Achou!”. Pois esses pequenos passatempos têm mais significado do que se imagina.

E não poderia ser diferente. A infância é o período em que a criança desenvolve as primeiras habilidades físicas, motoras e despertam para o convívio social. Também é nessa fase e por meio das brincadeiras que a garotada identifica as estruturas sociais, aprende o significado do “ganhar” e do “perder”, e adquire autonomia para expressar sentimentos. “Mais tarde essas habilidades serão o incentivo para a imersão da criança no mundo dos esportes”, observa Neres.

Outro benefício do aprendizado de qualquer atividade física durante os primeiros anos de vida é que essa prática passa a fazer parte da rotina do jovem e posteriormente da vida adulta. E é verdade. Atividades como nadar, andar de bicicleta ou pular corda, por exemplo, raramente serão esquecidas porque passam a fazer parte das memórias motoras e sensoriais, podendo ser “resgatadas” com maior facilidade na idade adulta.

Então, bora lá colocar essa garotada pra se desenvolver brincando. Selecionamos algumas brincadeiras antigas para a família toda se divertir e curtir muito. Afinal, ser criança é tudo de bom ! ; )

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page