top of page
Buscar
  • Get Wellness

Você sabe o que é avaliação nutricional?


A avaliação nutricional é uma abordagem realizada por nutricionista para identificar o estado nutricional do indivíduo e detectar suas necessidades alimentares. O procedimento considera a análise das variações físicas e da composição corporal global. Em outras palavras, a avaliação nutricional é a análise da composição corporal de uma pessoa.

Existem diversos métodos utilizados para essa análise e uma das maneiras mais usuais é a medição do Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma conta feita para correlacionar o peso com altura. Veja a tabela:

Entretanto somente através do IMC não é possível as quantidades de músculo, gordura e água do corpo. E isso é importante para os praticantes de atividade física, uma vez que mudanças e trocas de composição corporal nem sempre são acompanhadas de alterações de peso.

Uma forma de identificar esses diferentes composições corporais é por meio das aferições de medidas antropométricas, com as quais se pode estimar as porcentagens de gordura e músculo.

Hoje, um exame chamado Bioimpedância é um método rápido e de grande precisão que mede a estrutura corporal através de uma imperceptível corrente elétrica.

Essa avaliação de forma periódica (no máximo a cada 2 meses) é fundamental para avaliar o impacto do treino regular e da alimentação, além de monitorar a performance individual do praticante de atividade física.

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page