Buscar
  • Get Wellness

Mudança de hábito


Isolamento, distanciamento, quarentena. Essas palavras entraram na nossa rotina sem pedir licença e, para algumas pessoas, esse “novo normal” está influenciando negativamente o temperamento. Sensação de desânimo, tristeza e até uma certa agitação são os relatos mais comuns de quem tem seguido a regra de se manter em casa a maior parte do tempo por causa da pandemia.


Seja por conta do trabalho remoto, seja por opção, o fato é que essa mudança brusca na rotina, aliada à impossibilidade de manter o convívio social, pode causar transtornos mais severos à saúde mental como ansiedade, sofrimento emocional e até depressão.


Claro que sentir qualquer um desse sintomas de vez em quando é normal. A busca de um apoio profissional deve vir apenas quando esse comportamento passa a ser recorrente e compromete a realização das atividades do dia a dia.


Nas demais situações, algumas mudanças simples de hábitos podem ajudar a passar essa fase de maneira mais leve.


Fuja das notícias negativas

Fake news, informativos sensacionalistas e os noticiários que exploram demais as informações sobre a pandemia devem ser evitadas. Essa carga negativa aumenta o mal-estar, a frustração e a sensação de impotência. Nutra sua mente com pensamentos positivos. Lembre-se: a pandemia vai acabar.


Não se cobre!

Estabeleça uma rotina e defina as prioridades do dia. Mas respeite seu tempo. Ninguém consegue dar conta de tudo. Dê uma folga para o perfeccionismo e aceite que nem sempre dá para controlar todos os afazeres do dia a dia.


Cuide-se!

Não abra mão de fazer as coisas que você gosta: exercitar-se, dançar, ler, jogar videogame, assistir filmes, relaxar, ouvir música, ou qualquer outra atividade que te faça sentir bem.


Afeto virtual

Apesar das recomendações de isolamento, não deixe de “encontrar” a família e os amigos. Reuniões virtuais nunca estiveram tão em alta. Faça uma surpresa com uma videochamada, uma mensagem carinhosa ou uma festinha à distância.


Tempo com a família

Não perca a oportunidade de curtir a família. Procure fazer as refeições juntos, reserve um momento para uma conversa gostosa longe da televisão, um jogo de tabuleiro, uma brincadeira divertida com as crianças, um cine pipoca, ou um acampamento na sala. Vale tudo quando se está ao lado de quem se ama.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo